domingo, 7 de março de 2010

Allagash Black

Atendendo a pedidos, comprei uma linda garrafa arrolhada de 750 ml dessa cerveja.
A Allagash, assim como a Ommegang, produz apenas cervejas  do estilo belga. Todas as cervejas da Allagash sao refermentadas na garrafa: isso quer dizer que antes de arrolhar, elas recebem uma nova dose de fermento e candy sugar, conferindo uma maior carbonatacao e frescor. Extremamente ousada, a cervejaria produz praticamente todos os estilos belgas, incluindo as do metodo champenoise (como a Deus e Malheur) e as Lambics (como a Cantillon e Lieffman).
Esse video muito interessante mostra a historica primeira Brassagem de uma Lambic nos EUA no dia da inauguracao do tanque de fermentacao espontanea especialmente construido nessa cervejaria de Portland Maine:


Vou tentar procurar essa Lambic pra colocar aqui no Blog.



A Allagash Black e' uma Belgian Stout, assim como a Ommegang Chocolate indulgence (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/02/ommegang-chocolate-indulgence-stout.html).
Ela e' feita com malte de cevada, maltes torrados de  trigo e aveia; candy sugar (uma especie de calda de caramelo) e fermentos belgas. E' entao refermentada na garrafa pelo metodo champenoise.
Coloracao negra, quando olhada contra luz forte pode-se ver tons avermenlhados na extremidades laterais do copo. Espuma densa e grossa como as stouts, marrom clara e cremosa. Otima persistencia durante o consumo.
Aroma complexo de malte torrado, cafe, chocolate, e frutas escuras (tipo ameixa, framboesas, etc) com um pouquinho de alcool no final.
Sabor com predominio do amargor do malte logo no inicio, sabores de cafe e chocolate e caramelo em segundo plano porem presentes. Nota-se no final os famosos esteres frutados do fermento belga e algumas notas apimentadas (provavelmente dos lupulos).
Sensacao interessante, ao contrario das Stouts normais, o gosto acaba relativamente rapido com esse final futado do fermento belga. Isso da um corpo um pouco menor que o esperado a uma cerveja com maltes torrados, garantindo a percepcao nao tao intensa dos ingredientes e um drinkability elevado. A carbonatacao e alta.
No geral uma otima cerveja, digna da Allagash.
Teor Alcoolico: 7,5%
Preco: 10,00 dolares (na loja)


Notas:


Aparencia: 9/10
Aroma: 9/10
Sabor: 9/10
Sensacao: 9/10
Conjunto: 9/10


Total: 9,0

Um comentário:

  1. Nossa, assisti o vídeo e lembrei que já tinha assistido isso a uns 4 anos atrás...

    ResponderExcluir