terça-feira, 5 de outubro de 2010

Allagash White / Allagash Curieux

Mais duas otimas cervejas da Allagash, cervejaria com tematica belga localizada no extremo nordeste dos EUA, em Portland Maine.

Allagash White:

A "White" e' o carro-chefe e campea de vendas dessa cervejaria. E' uma Witt (cerveja de trigo) feita com uma mistura de diversas especiarias. E' considerada por todos os sites como a melhor cerveja do estilo feita nos EUA.


Coloracao amarelo clara e palida, totalmente turva, com espuma branca persistente.
Aroma delicioso de laranja/limao, coentro, apimentado e um pouco de malte trigo. As notas de fermento tambem sao muito perceptiveis.
O sabor comeca com malte trigo e pao e transiciona no final para limao/citrico,  fermento, coentro, cravo e outras notas apimentadas muito bem inseridas.
Corpo light e carbonatacao media alta, sem ser excessiva.
Essa e' uma das, senao a melhor Wittbier que eu ja tomei. O drinkability e' fenomenal e a selecao de temperos e' perfeita, sendo incisiva sem ser enjoativa. Comparando com a Hoegaarden, a Allagash White e' mais saborosa e mais refrescante. Recomendada!

Notas:

Aparencia: 7.5/10
Aroma: 9/10
Sabor: 9/10
Sensacao: 10/10
Conjunto: 9/10

Total: 8.9


Allagash Curieux:

A Allagash Curieux (que quer dizer "curioso" em frances) foi criada em 2004 sendo a primeira cerveja da linha de produtos envelhecidos em barris de madeira antes do engarrafamento. Ela e' uma  Belgian Triple e foi portanto envelhecida em barris de Bourbon (Jim Beam pra ser mais especifico) durante 2 meses.


Coloracao amarelo escura com raios alaranjados. Turbidez mediana. A espuma esbranquicada e' relativamente escassa mas persiste bem.
Aroma extremamente complexo com esteres frutados, maca-verde e pera. Notas de baunilha e madeira no final. Poderia ser um pouquinho mais forte.
Sabor inicial doce com malte e vanila. Os sabores frutados do fermento logo entram em cena principalmente com maca-verde dando aquele tom azedinho que eu tanto gosto nas cervejas. O final e' seco e tem notas citricas aliadas a madeira e um pouco do gosto de Bourbon (que eu nao tinha percebido no aroma).
O corpo da cerveja e' medio a light apesar do alto teor alcoolico. Carbonatacao media/alta. Uma excelente cerveja para se tomar devagar na temperatura adequada, para poder perceber toda sua complexidade. Estou cada vez mais fa da Allagash.

Notas:

Aparencia: 9/10
Aroma: 8.5/10
Sabor: 9/10
Sensacao: 10/10
Conjunto: 9/10

Total: 9.1

2 comentários:

  1. Onde encontrar Allagash no Brasil? Eis a questão. Experimentei a Curieux em Nova Iorque e achei espetacular...

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi por aqui, a não ser as que vem na mala.

    ResponderExcluir