sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Founders Breakfast Stout

Essa cerveja e' uma American double / Imperial Stout produzida pela excelente Founders Brewing Company do estado de Michigan. Feita com malte torrado de cevada, muita aveia em flocos, chocolates amargos importados e graos de cafe de Kona (Havai) e da Sumatra.
Segundo o http://beeradvocate.com/ ela e' nada menos do que a oitava melhor cerveja do mundo!


Comecemos pelo rotulo (vide acima) que e' um dos melhores que eu ja vi. Simplesmente engracadissimo e chamativo. Sem falar que da uma vontade de abrir e beber logo essa garrafinha.
Aparencia totalmente escura sem nenhuma luz pasando atraves do copo. Colarinho marrom claro com otima duracao e persistencia nos lados do copo durante o consumo. Sensacional!
Aroma forte e delicioso. Percebe-se o malte escuro, aveia e um pouco de chocolate mas o grande astro aqui e' o cafe'. Sem duvida o melhor aroma de cafe' que eu ja senti em uma cerveja (desculpe Demoiselle). Lembra muito o aroma de um espresso recem-tirado. Impressionante.
Sabor pesado de malte torrado, malte de aveia (o que pra mim sempre me lembra daquele molho de gergelim usado na culinaria japonesa, nao me pergunte o porque), chocolate amargo e novamente cafe espresso. Final amargo e um pouco adstringente, amarrando a boca. O aftertaste e' cafe' e mais cafe' com um pouco de amargor.
Corpo mediano a pesado. A carbonatacao e' mediana e perfeita para o estilo. Alcool bem escondido.
Com certeza uma das melhores cervejas que eu ja tomei. Os unicos defeitos que eu vejo sao a adstringencia um pouco excessiva e a falta de cremosidade presente em outras do mesmo estilo (como a Yeti da Great Divide por exemplo). Fora esses minimos defeitos, esta e' uma cerveja que deve ser extensivamente procurada nos EUA. Ficam aqui minhas mais altas recomendacoes.
Ainda tenho uma garrafa pra tomar dessa cerveja e vou parea-la com ovos, bacon, waffles, panquecas e maple syrup em um cafe da manha tipicamente americano!
Agora o que me resta e' procurar a Kentucky Breakfast Stout ou a Canadian Breakfast Stout, versoes anabolizadas dessa cerveja e envelhecidas em barris de madeira.
Teor Alcoolico:  8.3%
IBUS: 60
Preco: US$ 10.99 o pacote com 4 garrafas de 330 ml na loja.

Notas:


Aparencia: 10/10
Aroma: 10/10
Sabor: 9/10
Sensacao: 9/10
Conjunto: 9/10


Total: 9.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário