segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sierra Nevada 30 anos!



No dia 15 de novembro de 1980, ha exatos 30 anos, a primeira leva de Pale Ale era brassada na Sierra Nevada Brewing Company, em Chico, California.
Essa e' a cervejaria que literalmente mudou os Estados Unidos e consequentemente o mundo da cerveja artesenal, sendo sem duvida nenhuma, a maior e mais influente micro-cervejaria que ja existiu. Digo com seguranca que a maioria das pessoas que hoje fazem parte da industria micro-cervejeira americana fizeram a transicao da "cerveja amarela aguada" para cerveja de verdade atraves dos rotulos da Sierra Nevada, principalmente a Sierra Pale Ale.


Foi em 1980 que Ken Grossman (foto acima), influenciado por Fritz Maytag da Anchor Brewing e usando equipamentos de aco inox da industria de laticinios, resolveu ir contra o senso comum e contra as grandes corporacoes e montou a sua pequena cervejaria.
Sempre baseado no ideal de qualidade acima de tudo, sustentabilidade e nunca se "vendendo" a propostas indecentes , hoje a Sierra e' a maior cervejaria artesanal do mundo e influenciou toda uma industria que hoje produz as melhores e mais variadas cervejas do planeta. Para se ter uma ideia, ele foi o primeiro a usar os lupulos Cascade, que hoje definem qualquer cerveja americana.

Ja tinha falado e degustado aqui no blog alguns rotulos comemorativos feitos em homenagem aos pioneiros da cerveja artesanal, para comemorar essa historica marca. Se quiser ler mais sobre a Sierra e seus 30 anos, visite o site http://sierra30.com/#/home.

Fica aqui entao o meu agradecimento e brinde a Sierra Nevada e ao Ken Grossman, que hoje estao fazendo um grandioso evento no seu Brewpub (http://www.sierranevada.com/sierra30.html). Tive a oportunidade de conhece-lo e conversar rapidamente com ele quando esteve aqui em Washington e deu pra perceber que e' uma pessoa humilde, de boa indole e ate' meio timido (apesar de milionario).  A Sierra Nevada, apesar de ter crescido o tanto que cresceu, ainda pertence apenas ao Ken e a sua familia, diferentemente do que aconteceu tanto aqui nos EUA (Goose Island, Widmer Brothers e a propria Anchor Brewing) e ai no Brasil (Eisenbahn, Baden Baden, etc).

Pra comemorar, ou melhor, "celebrar" a historica marca, resolvi tomar a sensacional Sierra Nevada Celebration Ale 2010 (http://www.sierranevada.com/beers/celebrationale.html), cerveja sazonal de inverno que vem sendo produzida desde 1981. Ela e' uma IPA produzida com os primeiros e mais frescos lupulos da colheita (feita no final de setembro) e fica pronta justamente no inicio de novembro, sendo ideal para as festas de fim de ano.


Comecemos pelo rotulo. Nao tem como negar que todos os rotulos da Sierra, bem como o seu proprio logotipo, estao entre os melhores da industria. O da Celebration nao e' excessao, da vontade de abrir logo e beber. Ja descobriu de quem que a Baden Baden copiou o nome da sua "Celebration"?

Coloracao marrom-alaranjada, cobre, levemente translucida e quase transparente, com uma espuma branca absurda que persiste ate' o final. Sem exageros, mas de todas as cervejas que eu tomei aqui esse ano essa foi a que melhor se apresentou no copo em termos de retencao. Perfeita.

Aroma intenso de lupulos florais e citricos, principalmente abacaxi, morango e tangerina. Noto tambem um pouco de pinhal e spicy. Os maltes nao deixam de vir a tona no final com notas de caramelo e toffee.

Na boca a Celebration comeca com lupulos citricos que rapidamente evoluem para um sabor mais terroso, spicy e amargo. Os maltes caramelo e torrados equilibram muito bem o amargor. O final e' bem seco e resinoso, deixando um potente aftertaste amargo que perdura por bastante tempo. Notas spicy/ apimentadas novamente vem a tona no final (um pouco excessivas ate').

Corpo mediano a alto com otima carbonatacao. O Mouthfeel e' meio grudento e resinoso, tipico das AIPAs, e muito agradavel. Drinkability mediano devido ao amargor muito pronunciado.

Essa e' uma cerveja pra voce colocar no copo, admirar, cheirar e beber com calma. Tipicamente americana e focada nos lupulos. Muito bem feita. Agora eu vejo o porque do fuzue que se faz em cima da Celebration (tem gente que compra de caixa e faz estoque todo o ano).

Teor Alcoolico: 6.8%
IBU: 65
Preco: US$ 10.99 o six-pack (otimo custo beneficio pros padroes daqui)


Notas:


Aparencia: 10/10
Aroma: 9/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 7.5/10
Conjunto: 8/10


Total: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário