terça-feira, 23 de agosto de 2011

Michael and Louise's Hopleaf Bar - Chicago




Se um dia voce visitar a incrivel cidade de Chicago e so' tiver tempo de ir em um bar pra tomar cerveja, o Hopleaf e' provavelmente a sua melhor opcao. Ele fica ao norte do centro da cidade (uptown), no numero 5148 da N. Clark Street e funciona impressionantes 365 dias por ano a partir das 3 da tarde. Pra quem quiser ir de metro (mais conhecido com "the El" em Chicago) deve pegar a linha vermelha e descer na parada Berwyn. De la sao seis quarteiroes a pe' ate' o bar.





Alem da enormidade de cervejas disponiveis e do cardapio bem selecionado, o lugar e' famosos pelos eventos e degustacoes que promove. Sao cerca de 40 torneiras com enfase em cervejarias americanas (principamente as regionais) e belgas. A lista de garrafas passa dos 250 rotulos.


Tive a oportunidade de conhecer esse templo da cerveja em novembro do ano passado, em uma noite de temperatura abaixo de zero, na iminencia de uma nevasca. O bar e' bem pequeno e aconchegante. Tem a parte terrea e um salao no segundo andar. As cervejas americanas que estao na pressao sao servidas em copos proprios do bar e as belgas sao servidas em seus respectivos copos originais.

O copo padrao do bar

A colecao de copos belgas

Sentamos no balcao mesmo e tive que comecar com uma Alpha King on tap, a melhor American Pale Ale do mundo, feita pela Three Floyds. Sempre que posso (agora nao posso mais pois estou de volta ao Brasil) eu abro os trabalhos com essa cerveja, que tem um drinkability estupendo e deve ser altamente procurada por todos os viajantes que passarem pelo meio oeste americano. A resenha sobre a Alpha King esta la atras nesse post: http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/06/three-floyds-brewing-co-melhor.html.


Pedimos uma tabua de queijos e nozes que estava excelente e continuei a noite com uma cerveja que eu estava procurando fazia um tempo (na epoca nao era disponivel em Washington), a New Belgium La Folie 2010.


Essa cerveja e' uma Sour Brown Ale da serie Lips of Faith, que tem uma "tiragem" menor que os rotulos disponiveis o ano inteiro. Fica maturando em barris de carvalho frances por cerca de 3 anos antes de ser engarrafada. Foi fortemente inspirada pela belga Rodenbach (que agora esta disponivel no Brasil). A edicao de 2010 ficou reconhecida nos foruns cervejeiros americanos por ter ficado mais azeda que as demais.

Coloracao marrom arroxeada e levemente translucida. A espuma e' bege clara e persiste por pouco tempo. A retencao por outro lado e' excelente nas laterais do copo.

Aroma potente, bem frutado e azedo ao mesmo tempo, com aquele "que" de acetona. Cerejas, uvas e maca-verde dominam. Me lembrou vinho do porto so' que sem aquele dulcor caracteristico.

O sabor ja comeca com uma bomba de azedo, nao ficando doce nunca. Muita acidez lactica com  notas frutadas entremeadas, lembrando muito maca-verde. No final ocorre uma transicao para compostos novamente frutados porem menos acidos, como cerejas e uvas vermelhas. O aftertaste deixa a boca salivando, pedindo o proximo gole.

O mouthfeel e' um pouco adstringente e o corpo mediano. A carbonatacao e' alta deixando o drinkability alto apesar da acidez.

Para os fas das sour beers (como esse que vos escreve) essa aqui e' um prato cheio. Parecidissima realmente com a Rodenbach Grand Cru, que e' sem nenhuma sombra de duvida uma das 5 melhores cervejas disponiveis hoje no Brasil.

Teor Alcoolico: 6.0%
IBU: 18
Preco: US$ 8.00 o copo.


Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 9/10
Sabor: 9/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 9/10


Total: 8.6


E pra finalizar a noite mandei outra cerveja dificil de ser encontrada em Washington, a Salvation da Avery Brewing, la de Boulder, Colorado.
Ela faz parte da serie "Holy Trinty of Ales", cervejas fortes com tematicas religiosas,  da qual ainda fazem parte tambem a Hog Heaven Barleywine e a The Reverend Quadrupel.
A Salvation e' uma Belgian Golden Strong Ale nos moldes da Duvel.

Coloracao amarelo dourada escura, translucida, com algumas notas avermelhadas. Colarinho branco cremoso e abundante, como manda o estilo, com boa persistencia e excelente retencao.

Aroma forte com dominio dos esteres frutados do fermento belga: muito damasco, maca, pessego e banana. Um pouco de malte e biscoito e tambem spicy/peppery.

Sabor comeca adocicado com malte e um toque de caramelo. Notas frutadas comecam entao a aparecer, principalmente damasco, manga e pessego. No final o doce desaparece dando lugar a sabores mais "apimentados" e levemente amargos vindos tanto do lupulo como do proprio fermento.

Corpo mediano e final seco com algum alcool aparente. A carbonatacao, como nao poderia deixar de ser, e' bem alta e borbulhante.

No geral e' uma cerveja boa mas na minha opiniao ainda fica atras da Duvel, que e' o padrao do estilo. O fermento funcionou bem mas a achei um pouco doce demais no comeco e amarga demais no final, se e' que isso e' possivel hehe. Enfim, faltou mais equilibrio.

Teor Alcoolico: 9.0%
IBU: 25
Preco: US$ 8.00 o copo


Notas:


Aparencia: 9/10
Aroma: 8/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 7.5/10
Conjunto: 7.5/10


Total: 7.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário